Espaço do Cidadão – Mais proximidade digital

Perante o Secretário de Estado da Modernização Administrativa, Cardoso da Costa, a Câmara Municipal da Maia, a Agência para a Modernização Administrativa e a Junta de Freguesia da Cidade da Maia, formalizaram os protocolos que permitiram a abertura do primeiro Espaço do Cidadão na Rua Padre António, junto ao metro Forum, na Cidade da Maia. Brevemente seguir-se-ão os espaços de Águas Santas, Castêlo da Maia e Moreira.
Os Espaços do Cidadão constituem uma oferta de atendimento digital na Administração Pública, complementar aos serviços já existentes, mas também promovem a literacia digital da população, a qual é garantida através do atendimento digital assistido.
Bragança Fernandes, Presidente da Câmara Municipal da Maia, deu conta, em forma de repto ao representante do Governo, da sua ambição de ver instalada no centro da cidade uma Loja do Cidadão, que há muito o concelho da Maia merece.  Cardoso da Costa aceitou o desafio e prometeu trabalhar com o Município para que tal ambição possa vir a tornar-se realidade a breve prazo.
No acto de inauguração do novo Espaço, Olga Freire, Presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, lembrou no seu discurso que “os objetivos que estão na génese dos Espaços do Cidadão são, eles mesmos, a razão primeira da existência das Freguesias, do Poder Local, afinal do Estado: servir mais, servir melhor o Povo.”
Os Espaços do Cidadão, como o que passa a estar disponível na cidade da Maia, integram-se num conjunto de medidas tomadas pelo Governo que visam, em parceria com as Autarquias Locais, aproximar e facilitar o relacionamento do Cidadão com a Administração Pública, desburocratizando procedimentos e aproveitando as potencialidades simplificadoras das novas tecnologias de informação e comunicação, ao mesmo tempo que promovem a inclusão digital.

Discurso de Olga Freire, Presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia

You may also like...

3 Responses

  1. Edmundo Vale diz:

    Será Exatamente uma loja do cidadão como existe no Porto?

  2. admin diz:

    Caro Edmundo Vale,
    Não será uma Loja do Cidadão. Trata-se de um Espaço do Cidadão, de dimensão mais reduzida, destinado a servir menos população e a complementar serviços já existentes.
    No entanto o Sr. Presidente da Câmara da Maia, na ocasião da celebração dos protocolos, publicamente lançou um repto ao Sr. Secretário de Estado da Modernização Administrativa, para instalar uma Loja do Cidadão no centro da Maia, para o que a Câmara já tinha instalações disponíveis. O Sr. Secretário de Estado prometeu tudo fazer para que tal anseio venha a ser concretizado a curto prazo.

  3. Sandra Pascoal diz:

    Boa tarde, qual o horário de atendimento e serviços disponibilizados?
    Obrigada