Faleceu Moreira de Sá

Moreira de Sá

Moreira de Sá celebrando a vitória com o pai

José Fernando Moreira de Sá, um dos históricos do ciclismo português, campeão nacional de ciclismo em 1950 e vencedor da Volta a Portugal de 1952, faleceu hoje aos 85 anos de idade.
Nascido em 12 de Junho de 1928, em Silva Escura e há longos anos residente em Vermoim, na cidade da Maia, começou a correr aos 17 anos, naquele que foi o seu primeiro e único clube – o FC Porto, Moreira de Sá fez parte da geração dos melhores ciclistas nacionais das décadas de 40 e 50 do século passado. Conjuntamente com outros nomes consagrados, como Fernando Moreira, Dias dos Santos, Ribeiro da Silva e Alves Barbosa, protagonizou, ao tempo, grandes duelos velocipédicos que apaixonaram e arrastaram multidões para as estradas portuguesas.
O ponto alto da sua carreira desportiva foi a vitória na Volta a Portugal do ano de 1952. Alardeando grande superioridade, assumiu a liderança da prova à 4ª etapa para não mais a largar até ao final da Volta, que compreendia 18 etapas.
No seu rico palmarés contam-se ainda o título de Campeão Nacional em 1950 e 5 títulos de Campeão Regional de Fundo.
O corpo do antigo campeão estará em câmara ardente na capela mortuária anexa à Igreja de S. Miguel da Maia e o seu funeral realizar-se-á amanhã, sábado, pelas 15h.


José Fernando Moreira de Sá | 1928-2014

You may also like...