Durante a terceira edição da Exposição de Camélias, realizada na Escola Príncipe da Beira nos dias 23 e 24 de março, um dos momentos mais marcantes foi a plantação da camélia "Angelina Vieira". A cerimónia teve lugar no jardim da rotunda onde se ergue a estátua de Dr. Germano Vieira, na Avenida homónima, em Gueifães, freguesia da Cidade da Maia.

Originário de uma família de lavradores, Germano Vieira de Sousa nasceu a 26 de fevereiro de 1886. Licenciado em Medicina em 1923, especializou-se em Obstetrícia em Paris, onde frequentou hospitais centrais. Regressado a Portugal, fixou residência em Gueifães, onde faleceu a 6 de setembro de 1970.

A camélia Angelina Vieira, desenvolvida pelo médico entusiasta pela botânica, resulta de um gesto de amor e admiração, ao batizar a planta com o nome da sua esposa.

A plantação contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago, e da presidente da Junta de Freguesia da Cidade da Maia, Olga Freire.

No próximo mês de abril, as "Noites de Poesia" que se realizam desde 1999, comemoram 25 anos de existência.

A quarta edição de 2024, que terá como tema “Celebração”, está marcada para dia 6 de abril, excecionalmente, pelas 21h00, no Salão Nobre da Junta de Freguesia Cidade da Maia, onde serão  celebrados os 25 anos de existência desta iniciativa.

 Os temas, meramente indicativos, para o restante ano são os seguintes:  

- maio: “Carinho”

- junho: “Sol”

- julho: “Alegria”

- setembro: “Escola”

- outubro: “Agasalho”

- novembro: “Fogueira”

- dezembro: “Lar”

Todas as edições têm lugar no primeiro sábado de cada mês, pelas 21h30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia Cidade da Maia.

A Freguesia Cidade da Maia e a Associação Portuguesa das Camélias têm o prazer de convidar os maiatos e o público em geral para a III Edição da Exposição de Camélias da Cidade da Maia. Este evento terá lugar na Escola Príncipe da Beira, situada na Rua António José de Almeida, em Gueifães, nos próximos dias 23 e 24 de março.

A exposição tem como principal objetivo a promoção das camélias, com especial destaque para a Camélia Angelina Vieira, um orgulho local desenvolvido pelo ilustre maiato, da nossa freguesia, o Dr. Germano Vieira.

Além de ser uma oportunidade para admirar estes esplêndidos exemplares florais, a exposição visa também a divulgação do rico património biológico e cultural associado à produção de camélias na Cidade da Maia. Destacam-se exemplares com mais de 200 anos na Quinta da Bela Vista, testemunhos vivos da história e da tradição da nossa terra. Paralelamente, os visitantes poderão conhecer diversos produtos derivados das camélias, desde os alimentares a outros.

A inauguração da exposição ocorrerá no dia 23 de março, pelas 14h30, e estará aberta até as 18h00. No dia seguinte, 24 de março, a exposição abre suas portas ao público entre as 10h00 e as 18h00.

A entrada é gratuita, e esta é uma maravilhosa oportunidade para toda a família conhecer mais sobre este valioso património da nossa região. Contamos com a vossa presença para juntos celebrarmos a beleza e a diversidade das camélias da Cidade da Maia.

Venha descobrir, aprender e inspirar-se connosco nesta jornada floral.

Junta de Freguesia Cidade da Maia © 2023 | Todos os direitos reservados.